Sobre

Meu nome é Valéria de Paula Martins, sou antropóloga e professora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Criei o Poéticas da Terra: sensibilidades antropológicas para agregar e tornar disponíveis referências e/ou materiais associados a projetos e pesquisas em antropologia que priorizam a sensibilização para a diferença por meio de fotografias, filmes, desenhos, músicas, elaborações sonoras, escritas etc.

Além de compartilhar alguns projetos que desenvolvi ou venho desenvolvendo enquanto docente em antropologia, apresento outras ações realizadas por colegas da área.

A ideia do sítio eletrônico surgiu a partir da impossibilidade de continuar ministrando oficinas de antropologia junto a crianças no ano de 2020 devido à pandemia do covid-19 ―  as oficinas integram um projeto que desenvolvo desde 2014.

Eu gostaria de continuar, de alguma forma, buscando instigar encontros sensíveis com crianças a partir de temáticas antropológicas, e então pensei em compartilhar referências de materiais em diversos formatos, como livros, músicas ou fotografias, de forma análoga ao que fazemos nas oficinas, mas agora em um sítio eletrônico.

Então, com a construção do sítio, resolvi compartilhar também outros materiais, como os episódios sonoros do podcast Poéticas Sociais: experiências humanas em textos literários, e também um pouco do que aprendi no Médio Jequitinhonha junto às cantadeiras e cantadores com quem mais convivi no decorrer de pesquisas na região. Neste caso, especialmente por meio de imagens fotográficas e desenhos. Com o tempo, criei ainda outro podcast, o Sensibilidades Antropológicas, voltado aos afetos e sensorialidades etnográficas, cujos episódios e imagens associadas também podem ser acessados aqui.

Considero que essa pode ser uma forma de contribuir, mesmo que minimamente, para afinar o diálogo entre universidades, coletivos e pessoas diversas, não necessariamente ligados à academia.

Aqui, pretendemos que esse diálogo seja sensível, trafegando por sons, imagens e poesia enquanto articula pensamentos e sentimentos.