Sensibilidades Antropológicas

O podcast Sensibilidades Antropológicas propõe uma sensibilização para a diferença a partir dos afetos e sensorialidades etnográficas. Traz episódios curtos, com linguagem poética e brincadeiras sonoras.

Criei-o, a princípio, para me despedir do meu campo etnográfico no Médio Jequitinhonha. A 1ª temporada é dedicada a essa despedida: são 15 episódios que buscam revisitar e reconstruir a experiência de trabalho de campo de forma sensível, considerando os sons, silêncios, gestos, olhares e outras sensibilidades.

Recentemente integramos uma publicação sobre podcasts em Antropologia (mais detalhes na seção “Bilhetes”) com o áudio-capítulo “Sons de despedida: viagem pelo Médio Jequitinhonha (MG) nas trilhas do podcast Sensibilidades Antropológicas”, de minha autoria, Valéria de Paula Martins (Universidade Federal de Uberlândia/UFU). O áudio-capítulo pode ser lido aqui e ouvido aqui.

O podcast Sensibilidades Antropológicas integra a Rede Kere-Kere de podcasts em antropologia, que reúne pesquisadoras e pesquisadores da área e pode ser acessada aqui: Kere-Kere: viver antropologia e fazer podcast em rede

Os episódios do Sensibilidades Antropológicas podem ser ouvidos aqui no sítio eletrônico Poéticas da Terra ou em agregadores de podcasts.

A próxima temporada vai ao ar no segundo semestre de 2023, nos aguardem!

Apresentação, edição, arte, fotografias: Valéria de Paula Martins

Masterização: Leobaldo Prado

Arquivos em pdf: Marcela de Lima Pereira

Canção da vinheta: Time Bells, de Michele Nobler