Sensibilidades Antropológicas

O Sensibilidades Antropológicas propõe uma sensibilização para a diferença a partir dos afetos e sensorialidades etnográficas. Traz episódios curtos, com linguagem poética e brincadeiras sonoras.

Criei o podcast, a princípio, para me despedir do meu campo etnográfico no Médio Jequitinhonha, lidando com essa despedida e com tudo o que envolve um trabalho de campo de forma sensível – considerando os sons, silêncios, gestos, olhares, a carícia da terra nas mãos, o cheiro do biscoito saindo do forno de barro.

Os episódios podem ser ouvidos aqui ou em agregadores de podcasts. A partir de outubro de 2021, não temos data fixa de publicação, de todo modo a periodicidade é comumente mensal.

O Sensibilidades Antropológicas integra a Rede Kere-Kere de podcasts em antropologia, que reúne pesquisadoras e pesquisadores da área e pode ser acessada aqui: Kere-Kere: viver antropologia e fazer podcast em rede

Recentemente integramos uma publicação sobre podcasts em Antropologia (mais detalhes na seção “Bilhetes”) com o áudio-capítulo “Sons de despedida: viagem pelo Médio Jequitinhonha (MG) nas trilhas do podcast Sensibilidades Antropológicas”, de minha autoria, Valéria de Paula Martins (Universidade Federal de Uberlândia/UFU). O áudio-capítulo pode ser lido aqui e ouvido aqui.

Apresentação, edição, arte, fotografias: Valéria de Paula Martins

Masterização: Leobaldo Prado

Arquivos em pdf: Marcela de Lima Pereira

Canção da vinheta: Time Bells, de Michele Nobler