Sr. Valdomiro [Valdimiro Fernandes]

Sr. Valdomiro conhece o Nove desde criança. Quando o conheci, ele já era chamado de “velho Valdomiro” pelos outros cantadores e cantadeiras, que demonstravam assim muito respeito e admiração por ele. De fala pouca, e afetuosa, cuidadoso no trato de terra e gente, é pai da cantadeira Nair Fernandes.

“Eu sou filho de Minas Novas”, disse certa feita este velho cantador que, quando menciona Deus, levanta brevemente o chapéu da cabeça. Nos idos de 1930, quando ele nasceu, as imediações do Ribeirão do Granja eram ligadas àquele município .

Próximo à foz do ribeirão, o menino cresceu ajudando o pai na roça. E, com ele, sairia pela primeira vez da região, rumo ao estado de São Paulo, para trabalhar em lavoura de algodão.

Valdomiro era pequeno quando viu o pai tocando uma viola. E inúmeros tios, e primos, entoarem cantigas de Nove. Começou a cantar, meninote, e “a noite inteirinha”, acompanhando os mais velhos. Devagar, começava também a dedilhar a viola e, mais tarde, o instrumento de cordas que seria um bom companheiro ao longo de sua vida – o violão. Tornar-se-ia um excelente cantador e violeiro, e um homem que contempla com satisfação as folhagens que nascem da terra que ele manuseia com tanta intimidade.