Sr. Bidu [Manoel Mota de Sousa]

Irmão do Sr. Roxo Mota e das reconhecidas cantadeiras Sena, Araci e Cila, que infelizmente não cheguei a conhecer pessoalmente, compadre do Sr. Deca, padrinho de Luca – Sr. Bidu, assim como toda a família Mota, tem muitas relações, como de afinidade e compadrio, com os Rodrigues, dos quais eram vizinhos na infância e juventude. No decorrer da pesquisa, a partir da convivência com eles, fui percebendo que o Nove que eu então etnografava era aquele delineado ao longo do tempo especialmente por essas relações, além das de seus ascendentes.

Quando Roxo estava com seis anos, e faltavam ainda dois para Deca nascer, Maria Mota pediu que se buscasse Maria Pira, parteira que residia em outro córrego daquelas imediações, o do Bolas. A mãe de Roxo daria à luz Manoel, Bidu, irmão mais novo daquele. Os padrinhos de batismo do menino foram os pais de Ana e Deca, os primos Geraldo e Geralda. Alguns anos depois, ele se casaria com uma filha do casal.

Bidu trabalhou na roça e também lidou com gado. E tornou-se um vaqueiro disputado por fazendeiros – um dia exibiu, orgulhoso, a roupa que usava para trabalhar, toda em couro, que ele cuidadosamente guardava: “Eu vou te mostrar uma coisa que você vai achar muito importante”.

Na Lagoa, participou de muitas celebrações festivas, incluindo os Brinquedos. E ainda novo, iniciou o aprendizado do violão. Ele e o “compadre Deca”, ambos violeiros, costumam cantar juntos no Nove – conhecem inúmeras cantigas em comum.